O Rotary

O primeiro Rotary Club foi fundado em 23 de Fevereiro de 1905 por Paul Harris, em Chicago USA. O Rotary é hoje uma organização de empresários e profissionais unidos no mundo inteiro por um mesmo ideal.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social.

Os Rotários são sócios dos seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary Internacional.

Objectivo

O Objectivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

• O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  • O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Missão

A missão do Rotary é : ajudar os Rotários e os Rotary Clubes a alcançar o objectivo do Rotary e, neste estágio actual de desenvolvimento da organização, apoiar as actividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Lema

O lema principal de todo o Rotário é: Dar de si antes de pensar em si.