Internacionalização

A Internacionalização do Rotary

Durante o ano rotário de 1911/12 , a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Ibglaterra, Irlanda, e Irlanda do Norte. A Associação Nacional dos Rotary Clubes tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary Internacional (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo.

• O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915;
  • O primeiro clube na Ásia foi estabelecido em Manila, nas Filipinas, em 1919;
  • Em 1921, foram organizados Rotary Clubs em Madrid, na Espanha; Johannesburgo, na África do Sul; Melbourne, na Austrália.

Em 23 de Janeiro de 1926 é oficialmente formado, em Lisboa, o primeiro Rotary Club. O Rotary Club de Lisboa, fundado sob um regime político que não assegurava os direitos de reunião e de livre expressão, a sua existência foi sendo tolerada, se bem que muito controlada pela censura.

Durante a II Guerra Mundial, na qual Portugal assume uma posição neutral, o Rotary acolheu muitas crianças, sobretudo austricas, que fugiram ao conflito- Os projectos e serviços proliferaram por todo o país e nunca mais pararam até ao dias de hoje.

Para mais informações sobre o Rotary Internacional e suas acções em âmbito mundial