1º Clube Rotary do Mundo

A fundação do 1º Clube Rotário do Mundo aconteceu em 1905 ( Rotary Club de Chicago )

Os primeiros Rotários eram homens de negócios (em inglês businessman, que é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido estabelecer-se na metrópole.

Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavo Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião.

Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento dos interiores e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul previu, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma alfaiataria. Ruggles tinha uma tipografia que fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.

Na génese do Rotary, podemos ver dois dos seus elementos principais: o companheirismo e as relações profissionais.

O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um sanitário público (eufemísticamente chamado de “Public Comfort Station”). Embora com certa pressão contra por parte de algumas lojas e bares vizinhos, o projecto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares.

À medida que o clube se tornou mais conhecido, outras pessoas foram se juntando às primeiras. O clube foi denominado “Rotary”  porque o local onde os sócios se reuniam era rotativo – cada vez no escritório de um deles. No final de 1905, O Rotary Club de Chicago já tinha 30 sócios. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em São Francisco, na Califórnia. No ano seguinte, três outros clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um em Nova Iorque. Em poucos anos outros grupos inspiravam no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes.

A primeira convenção do Rotary realizou-se no Congress Hotel, em Chicago, durante o mês de Agosto de 1910. A Associação Nacional dos Rotary Clubs foi organizada nessa época com 16 clubes participantes. O fundador do Rotary, Paul Harris, foi eleito o primeiro presidente da Associação.