Porquê Ser Rotário

Amizade

Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary nasceu há 105 anos.

Atuações cívica na comunidade

A ligações com um Rotary Club torna seus sócios melhores cidadãos.

Crescimento pessoal

O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas.

Experiência em liderança

Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.

Pessoas agradáveis

Acima de tudo, os Rotários são pessoas agradáveis. são indivíduos que creem que o valor de cada um reside em ter bom corações e não no destaque pessoal.

Diversão

O Rotary também oferece diversão. Todas as reuniões, projetos de clube e atividades sociais e o serviço são interessantes e divertidas. Além disso, prestar serviços também é divertido.

Informações actualizadas

As reuniões quinzenais de um Rotary Club procuram manter os sócios atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo. Discutem-se temas variados apresentados pelos companheiros e por palestrantes convidados.

Oratória

Muitas pessoas que ingressam em nossa organização tem receio de falar em público. O Rotary permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.

Cidadão do Mundo

Todo rotariano usa um distintivo que diz: “Rotary International” e é bem recebido e incentivado a participar das reuniões de mais de 30.000 clubes espalhados por 165 países. São poucos os lugares do mundo que não contam com um Rotary Club. No Rotary fazemos amigos na comunidade local e mundial

Assistência durante viagens

Como existem Rotary Clubs em tantos lugares, com muita freqüencia Rotários que precisaram de médico, advogado, hotel, dentista, conselho, etc., durante alguma viagem, conseguiram ajuda através de um Rotary Club.

Valores éticos

Os Rotários aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoal.

Melhoria das habilidades sociais

Em vários tipos de reuniões e eventos, o Rotary aperfeiçoa nossas personalidades e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para pessoas que gostam de se sociabilizar.

Programas familiares

O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, patrocina clubes em escolas secundárias e universitárias para os futuros Rotários, programas e associações de cônjuges, bem como grande variedade de atividades úteis que difundem valores fundamentais às famílias de Rotários

Conhecimentos profissionais

Espera-se que todo Rotário envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgações de sua profissão entre os jovens. Os Rotários procuram conseguir que todos sirvam sempre da melhor maneira através de nossa profissão, seja ela qual for.

Entretenimento

Todo clube organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. No Rotary são organizadas conferências, convenções, assembleias e institutos que, além de informações, orientações e serviço rotário, também oferecem distrações.

Ausência de um credo oficial

Pelo fato do Rotary International não ter caráter político ou religioso, não possuímos nenhum credo oficial. Somos uma sociedade aberta, integrada por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo.

Prestígio

O Rotary é a associação de clubes dedicada à prestações de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo. Em suas fileiras encontram-se empresários, executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.

Contactos profissionais

Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Toda pessoa precisa de uma rede de contactos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os Rotários estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros.

Conscientização cultural

Encontramos representadas no Rotary, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano. Os Rotários entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares. Consequentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países.

Oportunidade para servir·

Rotary é formada por clubes dedicados à prestação de serviços. Seu interesse máximo é a humanidade, seu produto de maior valor é a dedicação ao servir. Os melhores motivos para tornar-se Rotário são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas acções.