Origens da Vila de Mafra

Vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Paleolítico. A origem do nome Mafra continua envolta em mistério, sabe-se apenas que evoluiu de Mafara (1189), Malfora (1201) e Mafora (1288).

No Concelho de Mafra, foram encontrados vestígios arqueológicos dos períodos Paleolítico, Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze que indiciam uma das mais antigas presenças humanas na Europa, referenciados em museus tão importantes como o do Homem, em Paris.

No concelho encontram-se vetigios de estradas romanas, pontes e moedas cunhadas dessa era (Sec. II aC a V dC)revelando uma rota comercial para os artigos produzidos na região.

Mafra foi uma vila fortificada, podendo ainda hoje encontrar-se, na Rua das Tecedeiras, um pouco da muralha que a cercava. Os limites do castelo, que tudo leva a crer assentam sobre um povoado neolítico, sucessivamente reocupado até à Idade do Ferro, compreendiam toda a zona da "Vila Velha”.

Em 1146 Mafra passa a integrar o território português. É nesta data que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, conquista esta região aos Mouros, aumentando mais um pouco o território que lhe foi legado por seu pai, o Conde de Portucale, e consegue, juntamente com a conquista de Sintra estabelecer uma ponte para a posterior conquista de Lisboa.