ROTARY CLUB DE MAFRA - d/1960 - Portugal

Origens da Vila de Mafra


 
  
 
 
Vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Paleolítico. A origem do nome Mafra continua envolta em mistério, sabe-se apenas que evoluiu de Mafara (1189), Malfora (1201) e Mafora (1288).
 
No Concelho de Mafra, foram encontrados vestígios arqueológicos dos períodos Paleolítico, Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze que indiciam uma das mais antigas presenças humanas na Europa, referenciados em museus tão importantes como o do Homem, em Paris.
 
 
 No concelho encontram-se vetigios de estradas romanas, pontes e moedas cunhadas dessa era (Sec. II aC a V dC)revelando uma rota comercial para os artigos produzidos na região.
 
Mafra foi uma vila fortificada, podendo ainda hoje encontrar-se, na Rua das Tecedeiras, um pouco da muralha que a cercava. Os limites do castelo, que tudo leva a crer assentam sobre um povoado neolítico, sucessivamente reocupado até à Idade do Ferro, compreendiam toda a zona da "Vila Velha”.
 
Em 1146 Mafra passa a integrar o território português. É nesta data que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, conquista esta região aos Mouros, aumentando mais um pouco o território que lhe foi legado por seu pai, o Conde de Portucale, e consegue, juntamente com a conquista de Sintra estabelecer uma ponte para a posterior conquista de Lisboa.

HOME

A Vila de Mafra e o seu Clube Rotario

Sites : d/ 1960 e Rotary Internacional

Videos - Clips de actividades do Club

Histórico Actividades

CONTACTOS

Copyright © ROTARYCLUB-MAFRA.pt 2008 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS